Resenha: Persépolis – Marjane Satrapi

barrinha-divisoria-16

PERSEPOLIS_1228269070BPersépolis

Autor: Marjane Satrapi
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 352
Pontuação: 🌺 🌺 🌺 🌺
Sinopse: “Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.”

Quadrinhos estão longe de serem somente e exclusivamente para criança, hoje encontramos diversos quadrinhos que abordam assuntos de teor adultos que atraem diversas idades, deixando claro que quadrinhos podem sim tratar e retratar de assuntos sérios e do nosso cotidiano, como Persépolis.

A história é sobre a própria vida da autora, Marjane Satrapi, onde conta desde a sua infância até parte de sua vida adulta como é viver sendo uma iraniana. Persépolis está longe de ser um HQ com temas supérfluos, ele aborda sobre política, cultura, questões pessoais e familiares.

Tudo começa com Marjane tendo 10 anos e vivendo no Teerã em plena Revolução Islâmica, onde mostra toda uma população tendo que se acostumar com as mudanças relacionadas à religião e seu regime opressor e nesse meio tempo há muitos relatos de momentos conturbados que ela, sua família e amigos passaram no Irã.

Com o passar dos anos Marjane começa a aprender cada vez mais sobre a política de seu país e entendendo cada vez mais todos os problemas que eles estão passando e se revoltando cada vez mais.

Em certo ponto da Revolução os pais de Marjane mandam a filha para a Europa, onde ela possa ter uma educação melhor e mantendo ela longe de toda uma guerra e deixando-a segura. Na época em que ela vai para a Europa ela já uma adolescente e começa a passar por diversos problemas, desde os mais cotidianos, amorosos e também devido ao choque cultural.

Depois de anos morando na Europa Marji já adulta, volta para seu país de origem e se depara mais uma vez com o choque cultural, de não ser mais uma mulher livre e tendo de recomeçar sua vida novamente.

Persépolis é completamente envolvente, pois a autora consegue unir o humor em um cenário tão cheio de caos e drama, deixando a leitura fluída e leve, é aquele tipo de livro que recomendaria para todos e compraria para dar de presente, pois além de ter uma história tão bem trabalhada tem uma riqueza de informação e cultura absurda. Sem contar que as ilustrações possuem traços simples que complementam e deixam tudo ainda mais maravilhoso.

Uma das coisas que eu mais amei na história é como é perceptível o amor que Marjane sente pelo Irã, por sua cultura, deixando claro que ela não é contra seu país mas sim pelo governo extremista e opressor.

Sei que o tema guerra, opressão e revolução não agrada todos os leitores, porém acho que vale muito a pena ler esse HQ maravilhoso, pois nos faz refletir muito sobre a sociedade em que vivemos e sobre nossas vidas, mostra que apesar da nossa realidade ser completamente diferente da autora, ainda conseguimos aprender muito com a evolução da Marjane.

Uma história real, triste, cheias de problemas e guerras, mas narrada com muita leveza e humor, tenho certeza que irá encantar à todos que lerem.

C360_2015-08-01-17-11-57-436

C360_2015-08-01-17-15-16-731

barrinha-divisoria-16

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha: Persépolis – Marjane Satrapi

  1. Pingback: Book haul: Julho 2015 | Reino das Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s