Resenha: 1Q84 | Livro 1 – Haruki Murakami

barrinha-divisoria-16

1Q84_1383088418B1Q84 | Livro 1
 

Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 432
Pontuação:  🌺🌺🌺🌺🌺
Sinopse: “Haruki Murakami é um fenômeno da literatura contemporânea, e 1Q84 é seu livro mais ambicioso. A obra esteve no topo das listas de mais vendidos no mundo inteiro e, só no Japão, ultrapassou a marca de 4 milhões de exemplares vendidos.
Ao narrar duas histórias que aos poucos se cruzam – de Aomame, uma jovem que oculta sua fatal profissão, e Tengo, um rapaz que pretende ser escritor, mas se envolve num jogo perigoso ao escrever um romance enigmático -, Murakami constrói uma saga pós-moderna, com mundos paralelos, garotas misteriosas, assassinatos e estranhas seitas. Uma mescla de suspense, distopia e história de amor, em que tudo pode acontecer.”

Vou começar essa resenha já avisando que será bem curtinha, pois não tenho como falar muito sobre 1Q84 sem dar spoiler e sei que ninguém quer isso, certo? Então só lendo mesmo para conseguir entender direitinho, ok?
 
A história se passa no ano de 1984 e o autor nos apresenta dois personagens distintos e aparentemente desconexos. Aomame, uma mulher independente, instrutora de artes marcias e defesa pessoal e também assassina profissional. Tengo por sua vez é professor de matemática e escreve romances.
 
No primeiro capítulo temos Aomame presa em um engarrafamento, dentro de um táxi e como está atrasada para um compromisso importante o taxista lhe dá uma sugestão, descer em um escada de manutenção e chegar à estação de trem, conseguindo assim chegar em seu compromisso sem se atrasar. E depois de analisar suas opções, Aomame segue o conselho do taxista e desce pela escada e é ai que as coisas mudam. Ela começa a perceber que o mundo ao seu redor não está igual, como se faltasse algumas peças e concluí que está em um universo paralelo, dando o nome de 1Q84.
 
Já no segundo capítulo temos Tengo, aceitando uma proposta de Komatsu, que é seu amigo e editor de uma revista. A proposta é que Tengo reescreva ‘Crisálida de Ar’, uma obra promissora escrita por Fukaeri, uma jovem estranha de 17 anos, fazendo a concorrer ao prêmio de novos autores da revista em que trabalha. Em ‘Crisálida de Ar’, Fukaeri escreve sobre o Povo Pequenino, seres misteriosos, porém o que Tengo não sabe é que a história do livro de Fukaeri não é algo que ela simplesmente imaginou, pois ela afirma com todas as forças que o Povo Pequenino realmente existe.
 
E é diante desta trama inusitada que as histórias de Aomame e Tengo vão se cruzando.
 
O livro é dividido em 12 capítulos sob a perspectiva de Aomame e 12 sob a de Tengo. A escrita do Murakami é muito gostosa de ler, apesar de ser bem detalhada não é cansativa. O que mais gostei no livro é que a cada capítulo o autor vai esclarecendo alguns fatos e sempre aumentando o mistério e ele consegue fazer isso de uma maneira única. Os personagens são muito complexos, assim como a história, mostrando o quanto tudo foi muito bem pensado. Ao meu olhar o primeiro livro é apenas uma introdução ao mundo que o autor criou.
 
Acabei virando uma grande fã do Haruki Murakami e já deixei diversos livros dele na minha wishlist. Terminei o livro querendo já comprar o segundo e o terceiro. 1Q84 faz parte de uma trilogia e estou ansiosa para saber como essa história vai se desenvolver.
 
Simplesmente não tenho do que reclamar, amei a história, a escrita do autor e todos os personagens envolvidos, então eu super recomendo esse livro, corram para comprar seus exemplares.
 
 
🌺 Página 270
 
“Se você ama, ainda que uma única pessoa, de verdade, a vida vale a pena. Mesmo que você não fique com ela.”

C360_2015-10-09-17-46-58-235[1]

barrinha-divisoria-16

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha: 1Q84 | Livro 1 – Haruki Murakami

  1. Pingback: Book haul: Outubro 2015 | Reino das Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s