Resenha: O Silêncio das Montanhas – Khaled Hosseini

barrinha-divisoria-16

O_SILENCIO_DAS_MONTANHAS_1366389997B

O Silêncio das Montanhas

Autor: Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 350
Pontuação: 🌺 🌺 🌺 🌺
Sinopse: “O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo”. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.”


Abollah, têm uma irmã chamada Pari e ambos são órfãos de mãe, assim ele se torna o protetor de sua irmã, sendo uma mãe e pai para ela.

Seu pai, Saboor, casou-se com outra mulher assim que a mãe de seus filhos morreu, Parwana, que está grávida novamente de seu novo marido, já que perderam um filho para o último inverno.

E com isso Saboor vende Pari, de três anos, para uma família rica de Cabul, separando Abollah de sua querida irmã.

Depois dessa trágica separação, acontecem desilusões, desencontros e muitos esclarecimentos, vinda de personagens como Nari, tio de afinidade de Abollah e Pari, onde ele escreve uma carta mostrando um pedaço da história ainda desconhecida e com isso um leque de histórias são jogados no livro, mostrando caminhos e sentimentos que nunca imaginaríamos encontrar.

Não posso dar muita informação, pois cada história dentro do livro têm um significado e é uma descoberta nova para conseguirmos entender a história dos irmãos, então qualquer outra informação que eu falar, será um spoiler e com toda certeza ninguém quer isso, certo?

Esse é o terceiro livro que leio do Khaled Hosseini e em todos eles, o autor consegue nos tocar de uma forma esplêndida em O Silêncio das Montanhas não foi diferente e foi até mais forte, pois não é um livro que conta apenas uma história, mas sim várias em paralelo, então lidamos com diversos sentimentos.

No começo a narrativa se torna muito confusa, até entendermos que o autor não focará em apenas uma história, mas em várias, tudo bem que diante de todos os personagens que aparecem, todos eles têm algo em comum, ou melhor, alguém em comum, que são os protagonistas dessa história, mesmo que por trás de tudo, Pari e Abollah.

Como disse, a narrativa é um pouco confusa e como o livro é recheado de várias histórias se torna um pouco cansativo, mas nada que te faça perder a vontade de ler, muito pelo contrário, na minha visão ele é cansativo não por ser chato, mas sim por ter informações e sentimentos demais, por isso o leitor fica mais cansado.

Se você está procurando um livro que toque seu coração de um modo particular ou um livro que mostra como a vida é frágil, O Silêncio das Montanhas é uma pedida perfeita.
 
 

🌺 Página 118

“Agora sei que algumas pessoas lidam com a infelicidade da mesma maneira como outras lidam com o amor: de um jeito particular, intenso e sem apelação.”

C360_2015-12-14-16-02-59-010[1]

barrinha-divisoria-16

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha: O Silêncio das Montanhas – Khaled Hosseini

    • É um ótimo livro que nos faz refletir bastante, então acho que irá gostar e como já leu O Caçador de Pipas, sabe o quanto esse autor consegue fazer uma boa história. E eu fico feliz que tenha gostado da resenha e nossa toda vez que vejo seus comentário meu coração enche de alegria. 💕

      Beijinhos e obrigada pelo comentário; 😚💕

      Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: Book haul: Dezembro 2015 | Reino das Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s