Resenha: O Circo da Noite – Erin Morgenstern

barrinha-divisoria-16

O_CIRCO_DA_NOITE_1428111291210278SK1428111291BO Circo da Noite 

 

Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira
Páginas: 365
Pontuação: 🌺 🌺 🌺 🌺

Sinopse: “Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.” 


Dois mágicos, uma aposta, os envolvidos não sabem as regras de um jogo insano, um circo como palco para o espetáculo, mas não qualquer circo o Le Cirque des Rêves.

Conhecemos Celia Bowen, filha de Próspero, O mágico, ela têm certos dotes para magia e ilusão e por conta do autoritarismo e arrogância o pai obriga Celia entrar em uma competição contra outro aprendiz, de um velho amigo, Alexander.

Enquanto Celia é treinada durante anos sem saber direito sobre as regras do jogo e muito menos quem é seu adversário, Alexander encontra seu aprendiz, Marco, que começa a ensinar a ele tudo que é capaz. Porém, assim como Celia, Marco não tem nenhuma resposta quando se pergunta sobre as regras do jogo em que foi colocado, não sabendo quando e onde irá acontecer e nem que é sua adversária.

Com o passar do tempo os oponentes vão dominando e se tornando mais hábeis e com isso um um local é dado, um circo. O Le Cirque des Rêves (O Circo Dos Sonhos), que é um lugar mágico que só funciona após o anoitecer e fecha ao amanhecer, dentro do circo tudo é possível, como um sonho.

Enquanto Celia é a ilusionista do Circo, deixando seu público extasiado a cada apresentação e cuidando de algumas estruturas do mesmo. Marco trabalha nos bastidores, não acompanha o circo, mas sempre está realizando mudanças, com o intuito de vencer o jogo.

Quando percebem que suas mágicas unidas podem ser melhores do se agirem separados, seus mestres começam a se preocupar.

O livro conta a mesma história em dois tempos, um no final do século XIX (Europa) e outro no século XX (EUA), então tem que prestar atenção nas datas para não se sentir perdido.

Uma das coisas que mais gostei do livro foi que em certas partes a autora nós coloca dentro do circo e nos faz ter experiências como qualquer outro visitante do mesmo, e ela descreve tão bem que você realmente acha que está vivenciando aquele momento, sentindo as texturas e os cheiros, foi uma experiência incrível que nunca tive igual.

A leitura de O Circo da Noite é bem cansativa em certos momentos, mas mesmo assim vale muito a pena entrar de cabeça e se deixar levar por essa história maravilhosa, encantadora e recheada de magia.

 

🌺 Página 181

“- É díficil entender uma situação objetivamente quando se está envolvido com ela – explica Tsukiko. – Tudo é muito familiar. Muito confortável.”

C360_2016-01-13-18-19-26-790

barrinha-divisoria-16

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: O Circo da Noite – Erin Morgenstern

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s